Texto de opinião (sem utilização de primeira pessoa do singular)
O texto de opinião é um gênero textual que se pretende a expor idéias e opiniões de um individuo sobre um tema especifico de forma organizada, clara, objetiva e coerente. Para tanto a tradicional organização textual de introdução, desenvolvimento e conclusão são utilizados. Vejamos alguns exemplos desse gênero textual:
Texto 01
Campanhas em prol da água
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas, se não forem feitas boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.
As campanhas são necessárias porque muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.
Nem todos são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água. Porem isso seria um verdadeiro absurdo, pois o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! Por outro lado, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.
Todos sabem que seria impossível viver sem água. Então, a solução melhor é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso.
Texto 02
Refeição em família
Antigamente era fato comum, no momento das refeições as famílias se reunirem no horário das refeições. Isso promovia à troca de informações, o diálogo, a interação familiar, a afetividade. Porem, hoje, cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar idéias, saber uns dos outros. Será falta de tempo?
Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades. Numa pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam.
A quebra dos rituais tradicionais familiares tem contribuído para essa nova realidade. O horário das refeições não é hoje o melhor pretexto para reunir a família. O momento das refeições já não é visto como um tempo para expressar e atualizar afetos pelos familiares. Além disso, o ambiente acolhedor que permite aos mais novos sentirem-se confortáveis e mais abertos ao diálogo normalmente não é em casa, muito menos com a família.
Numa época em que os rituais estão em desuso, às refeições em família são um excelente momento para transmitir tradições familiares aos filhos: quais alimentos aquela família prefere e quais são os seus modos usuais de preparação, como se comporta à mesa, quais assuntos costuma abordar durante a refeição, o tom de voz usado, como os membros se tratam. Tudo isso é apreendido pelos mais novos, que podem encontrar seu modelo de identificação familiar e ter contato com o conhecimento construído pelas gerações anteriores da família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário