Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cartum

É uma narrativa humorística, expressa através da caricatura e normalmente destinada à publicação em jornais ou revistas. O cartum é uma anedota gráfica.
Seu objetivo é provocar o riso do espectador; e sendo uma manifestação da caricatura,  ele chega ao riso através da crítica mordaz, satírica, irônica e principalmente humorística do comportamento do ser humano, das suas fraquezas, dos seus hábitos e costumes.
Muitas vezes, porém, o riso contido num cartum pode ser alcançado apenas com um jogo  criativo de ideias, por um achado humorístico (que em francês se chama trouvaille) ou por uma forma inteligente de trocadilho visual. O cartunista pode recorrer às  legendas ou dispensá-las. Os cartuns sem legendas ou sem textos foram chamados,  durante muito tempo, pela imprensa brasileira, de "piada muda".
O termo cartum origina-se do inglês cartoon - cartão, pequeno projeto em escala, desenhado em cartão para ser reproduzido depois em mural ou tapeçaria. A expressão, com o sentido que tem hoje, nasceu em 1841 nas páginas da revista inglesa Punch, a mais antiga revista de humor do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário